22 de fevereiro de 2016

Conferência sobre os Forais de Terena e Alandroal

Conferência que será proferida por Catarina Miguel, sobre a caracterização dos materiais e das técnicas de produção dos Forais de Terena e do Alandroal. 
Tendo este trabalho integrado o estudo de um conjunto mais alargado de Forais Manuelinos que tem vindo a ser realizado no Laboratório HERCULES, onde se incluem, para além dos Forais de Terena e do Alandroal, os Forais de Alcochete, Évora, Lousã e Marvão, será efetuada uma contextualização de ambos os Forais numa perspetiva mais alargada. Uma especial atenção será dada às técnicas de sequência de execução do texto, de produção das iluminuras, e à sequência seguida nas validações de Fernão Pina e do Rei D. Manuel I de ambos os Forais. 

Por fim, será dada oportunidade aos participantes de contactarem com os materiais utilizados na produção das iluminuras destes Forais. Catarina Miguel é doutorada em Ciências da Conservação, pela Universidade Nova de Lisboa, e licenciada em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico. É membro integrado do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e professora convidada da Escola Superior de Artes Decorativas. 

Está neste momento a estudar as Hagiografias Românicas de Alcobaça no contexto Europeu, tendo por base o estudo dos materiais, técnicas de produção e iconografia de manuscritos Cistercienses iluminados da Biblioteca Apostólica Vaticana e da Médiathèque du Grand Troyes. É autora de mais de uma dezena de artigos com arbitragem científica nacional e internacional. ​

17h30h - 25 fevereiro - Museu de Évora

20 de fevereiro de 2016

Santiago do Cacém: protocolo para a gestão e valorização do Sítio Arqueológico de Miróbriga

A Câmara Municipal, a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra e a Direção Regional de Cultura do Alentejo assinaram, no dia 16 de fevereiro, um protocolo para a gestão e valorização do Sítio Arqueológico de Miróbriga.

Álvaro Beijinha sublinha que se trata de “um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos tempos, mas agora, com a assinatura do protocolo, há condições para outros voos”. O Presidente da CMSC não esquece “o trabalho muito grande que há a fazer. 
Por um lado, na própria valorização e preservação, que já tem sido feita, mas que é necessário efetuar de forma mais aprofundada. Por outro lado, na promoção do Sítio Arqueológico de Miróbriga, dando-lhe uma cada vez maior visibilidade, não apenas a nível nacional, mas também internacional, como fator atrativo de pessoas ao nosso Município”. 

Álvaro Beijinha recorda, também, um dos factores distintivos de Miróbriga. “Temos a felicidade de ter algo que é inédito. Além de um sítio arqueológico bem preservado, temos o único hipódromo romano em Portugal”. O novo quadro comunitário poderá ser a oportunidade para fazer alguns investimentos no local. “Um dos projetos que se vem falando há alguns anos é a construção de uma réplica daquela que era a bancada do hipódromo; outro projeto, o ‘Miróbriga Virtual’, pretende criar um cenário virtual daquilo que era o sítio há cerca de dois mil anos”.

A Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, destaca ”o objetivo de formalizar uma relação de cooperação que já vem de trás, entre a Direção Regional, a Câmara e a Junta”, mas também de “promover atividades de colaboração que ainda não estão a ser realizadas, para potenciar a importância deste sítio no município e na região. Miróbriga é um sítio absolutamente excecional, no contexto da arqueologia e do património arqueológico nacional. 

Nesse sentido é desejável que nós consigamos aumentar a visibilidade da cidade romana de Miróbriga”. A responsável enaltece a importância de “trabalhar em conjunto, para promover um programa de atividades culturais relacionados com Miróbriga, mas que tenham o objetivo da divulgação, da disseminação, da abertura ao público e às escolas, e da educação patrimonial, para tornar o sítio, ainda mais, uma parte da vida cultural efetiva destas populações e destas comunidades”.

O Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Barata, também recordou o trabalho que foi desenvolvido ainda na fase pré-protocolo. “Temos colaborado muito com o Sítio Arqueológico de Miróbriga, naquele que é um dos grandes desideratos do poder local democrático, que é a preservação e a divulgação do nosso património cultural, da nossa memória colectiva”. O autarca assegura, nesta fase em que a gestão, preservação e valorização de Miróbriga ganham uma força redobrada, que esse mesmo trabalho continuará a ser feito “com todo o gosto e empenho”.

A assinatura do protocolo decorreu no Centro Interpretativo de Miróbriga, na presença de autarcas, entidades parceiras e convidados, que foram desafiados a manter e inclusive a intensificar o trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido até à data.

(Zoomonline)

18 de fevereiro de 2016

CP renova e amplia linhas no Alentejo

O corredor internacional sul, que prevê a construção de uma nova linha entre Évora Norte e Elvas (79 km), a eletrificação e modernização dos corredores Sines-Ermidas-Grândola e Évora-Évora Norte e a instalação do sistema ERTMS entre Évora e o Caia vai receber 626 milhões de euros de investimento e permitir não só uma ligação direta à fronteira do Caia, como um aumento de capacidade diária na saída de carga do Porto de Sines.

(Tribuna do Alentejo)

14 de fevereiro de 2016

Dia dos namorados em Beja


O Dia dos Namorados, que se assinala este domingo, dia 14, vai ser comemorado em Beja.
Os restaurantes da cidade vão preparar ementas especiais alusivas à data. A Câmara Municipal de Beja junta-se à iniciativa e coloca em cada restaurante uma banda desenhada .

São 14, os restaurantes de S.Valentim que vão receber a exposição “Amor Com Humor”. Uma bela maneira de almoçar ou jantar, debaixo do olhar divertido de Quino e Sempé, dois dos maiores cartunistas do Mundo. E o melhor é que poderão ser todos vistos em Março, na Casa da Cultura.

8 de fevereiro de 2016

"O Olhar do Silêncio" de Joshua Oppenheimer

Auditório Soror Mariana
Évora
10 de Fevereiro, 18:00 e 21:30

​​Através do trabalho de Joshua Oppenheimer, filmando os responsáveis pelo genocídio indonésio, uma família de sobreviventes descobre como é que o filho foi assassinado e a identidade dos homens que o mataram.

O mais novo dos irmãos está determinado a quebrar o feitiço de silêncio e medo sob o qual vivem os sobreviventes e, assim, confronta os homens responsáveis pelo assassinato do irmão – algo inimaginável num país onde os assassinos permanecem no poder.