A "Expedição a Cuba, em R4" é assim mais uma iniciativa que homenageia a mítica 4L e que permitirá o convívio entre os seus fãs. No próximo dia 30, o concelho de Cuba, será o anfitrião de mais um passeio em R4, organizado pelo Núcleo do Alentejo do 4.Clube.Portugal.
Integrada "Eat-inerários Slow pelo Alentejo, em R4" e com início marcado para as 9:30h deixa a garantia de lindas paisagens e boa gastronomia, com paragens e passagens por campos floridos, terras de vinho da talha onde não faltará o petiscos e o cante.
Se desejar inscrever-se poderá faze-lo através do email nucleoalentejo@iol.pt, ou dos telefones 919 964 136 | 961 691 617 | 962 467 352
A R4, a par de outro mítico, o Citröen 2CV, faziam um sucesso enorme por toda a Europa. A R4 surgiu precisamente para fazer frente ao 2CV e acabou por tornar-se no carro francês mais vendido de sempre com 8 milhões de unidades. A R4 foi o resultado das exigências do presidente da Renault que queria um veículo simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a tudo e todos, eficaz em estradas e no campo.
O resultado foi de tal modo conseguido que é comum ouvirem-se pessoas falar da R4 como o “jipe dos pobres” dada a sua resistência, robustez e a sua tração dianteira. E quem não se lembra das suas mudanças? Ou das janelas que abrem para o lado?
Em 1997, em Rennes, na França, foi criado o 4L Trophy, uma corrida humanitária onde só participam estudantes com R4 e cujo objetivo é cruzar o deserto marroquino distribuindo material escolar às crianças mais necessitadas. Cada equipa entrega, no mínimo 50 kg de material escolar.
As R4 ainda “andam por aí” e estão para durar, até porque a Renault lançou - à imagem do que foi feito por outras marcas como a Volkswagen com o “carocha” e a Mini Cooper com o “mini”- a R4 séc. XXI, prevendo-se até uma versão elétrica, a Renault 4Lectric, desenhada por Charlie Nghiem.
(Tribuna do Alentejo)