23 de setembro de 2020

EDIA promove conferência sobre a história da água

O ciclo de conferências “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas histórias para contar”, continua a decorrer na cidade de Beja, sendo que a próxima terá lugar no espaço do Centro UNESCO.

Promovido pela EDIA em parceria com a Câmara Municipal de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, este ciclo de conferências são fruto dos trabalhos de arqueologia promovidos durante a construção do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Para o próximo dia 24 de setembro, pelas 21:30h, está marcada a conferência “Beja no Gharb al-Andalus almóada: do declínio à refundação” tendo como orador o Professor Hermenegildo Fernandes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Para participar na conferência é obrigatória inscrição prévia e podem ser feitas através do email museu.sembrano@cm-beja.pt , ou pelo telemóvel 964 934 162 , das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h.

(Porto dos Museus)

14 de setembro de 2020

Abriu na Messejana um novo parque de campismo Naturista em Portugal. TERRA NUA é o seu nome!



Jorge Coelho e o Helder Rodrigues são os mentores deste novo projeto. São naturistas desde jovens e tinham os dois o mesmo sonho - criar um pequeno espaço naturista/nudista no campo, onde pudessem estar mais próximos da natureza e de tudo o que ela tem para nos oferecer e poder partilhar esse espaço com outros - e fazer disso uma forma de vida.

Juntos resolveram dar vida a esse sonho comum - Construir um parque de campismo/caravanismo naturista e em espaço rural. Pretendem que seja um espaço onde todos os naturistas/nudistas possam passar uns dias de férias em total relaxamento, sem roupa, em comunhão com a natureza e longe de todo o rebuliço e agitação do dia-a-dia.

Profissionalmente o Jorge está ligado ao turismo/hotelaria desde 1987 tendo passado por várias áreas como receção, reservas, dept. comercial, revenue management e comércio eletrónico.
O Helder esteve ligado à banca durante 25 anos, apesar de a sua formação académica ser Património Cultural e História da arte. Ao longo dos anos foi reunindo competências em massagem, auxiliar de fisioterapia e em cozinha.

O projeto demorou vários anos a edificar. A ideia inicial era criar o mesmo no Algarve, mas os preços proibitivos dos terrenos entre outras coisas, fez com que os mesmos procurassem e encontrassem no Alentejo o espaço que procuravam.

Foi um caminho difícil de percorrer. O projeto teve que sofrer várias alterações e por forma a preencher todos os requisitos legais.
Foi necessária uma grande dose de paciência e resiliência, para conseguir lidar e ultrapassar os muitos entraves burocráticos que encontraram pelo caminho.

O COVID19 trouxe dificuldades acrescidas, com o confinamento, as fronteiras fechadas, os fornecedores a não conseguirem cumprir os prazos de entregas de materiais, sendo obrigados a adiar a abertura por várias vezes.

O Parque de Campismo Terra Nua, conta com capacidade para 89 pessoas e com 30 alvéolos com acesso a água (20 dos quais com acesso a eletricidade) e está equipado com balneário com água quente, piscina ao ar livre, sala de receção e snack bar.
Os espaços de sunset e de lounge são outros dos locais onde se pode passar o tempo, beber uma bebida, ler um bom livro, dar dois dedos de conversa e usufruir de uma paisagem divinal, com o sossego a estar no topo das sensações.

Durante a noite, e porque não há zona habitável por perto, o escuro da noite permite contemplar um céu estrelado que transporta a uma paz de espírito difícil de igualar.
Ultrapassadas muitas das dificuldades acima, conseguiram em Agosto de 2020, abrir oficialmente as suas portas aos turistas Portugueses e Estrangeiros, amantes desta filosofia de vida.

Terra Nua
Parque de Campismo e Caravanismo Naturista
Estrada Municipal 1082
7600-375 Messejana - Alentejo - Portugal
E-mail: terranua@terranua.pt

11 de setembro de 2020

“Reflexos de Luz” no Museu da Luz

 


O Museu da Luz, localizado na aldeia da Luz, Mourão, vai inaugurar a exposição temporária “Reflexos da Luz”, no próximo dia 11 de setembro, pelas 16h00.

Da autoria do artista plástico Gonçalo Jordão, residente em Mourão, esta exposição é mostra do fascínio pelos grandes contrastes, pela luz e pela sombra, pelas pessoas e a sua relação com a natureza. Este antagonismo também presente na relação da Aldeia da Luz com a água e a albufeira, é a grande força inspiradora das obras expostas.

(Porto dos Museus)

3 de setembro de 2020

Nos dias 11 e 12 de setembro, a Cebola será a "Rainha" da cidade de Portalegre

 

Nos próximos dias 11 e 12 de setembro, o Jardim da Avenida da Liberdade da cidade de Portalegre será o palco da tradicional Feira das Cebolas, este ano adaptada à situação provocada pela pandemia COVID-19.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Portalegre salienta que a feira contará “com a presença de cerca de 15 stands com venda de produtos hortofrutícolas e agroalimentares, assim como vários momentos musicais, ao longo dos dois dias”.

A inauguração está agendada para sexta-feira, dia 11, às 18h00. No primeiro dia, o evento encerra às 23h00 e no sábado, dia 12, a Feira decorrerá das 10h00 às 23h00.
Além dos habituais stands, a Feira das Cebolas terá este ano a novidade de uma Feira de Velharias: Trocas e Baldrocas, que vai decorrer no sábado, dia 12, das 10h00 às 23h00.

No sábado à noite, pelas 21h30, junto à Sé de Portalegre, decorrerá o concerto de jazz do projeto “Mirrors"- Michael League, Justin Stanton, Becca Stevens, Gisela João e Louis Cato, fruto de uma residência artística que tem decorrido na última semana, na Casa da Urra. Os bilhetes estarão à venda no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, e têm um custo simbólico de 5€, com entrada limitada.

A autarquia garante que a Feira das Cebolas “irá suceder tendo em consideração as recomendações de segurança e proteção, emitidas pela Direção-Geral de Saúde, nomeadamente o uso estritamente obrigatório de máscara, o cumprimento criterioso do distanciamento regulamentar e das medidas de higiene e segurança, a lavagem frequente das mãos e a etiqueta respiratória. Atempadamente irá ser divulgado no site, bem como na página do Município, o respetivo Plano de Contingência”.

(Rádio Campanário)