17 de dezembro de 2019

DGARTES realiza sessão de esclarecimento em Évora, no dia 20 de Dezembro, no âmbito do concurso «Connecting Dots»

Direção-Geral das Artes irá promover uma sessão de esclarecimento no dia 20 de dezembro, em Évora, em colaboração com a DRC do Alentejo, que terá lugar no Auditório da CIMAC, entre as 10h30 e as 12h30, no âmbito do concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos».

O concurso foi lançado em setembro de 2019, pela DGARTES, na qualidade de parceira do Programa Cultura, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu/EEA Grants 2014-2021 e visa financiar projetos de programação artística multidisciplinar que contribuam para o reforço da oferta artística, do acesso e da participação nas artes nos territórios de baixa densidade de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores (R.A.A.) e da Madeira (R.A.M.).

No âmbito deste concurso, as candidaturas são apresentadas em parceria obrigatória entre entidades artísticas portuguesas, municípios portugueses e entidades culturais da Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Considerando os objetivos do financiamento, a importância fundamental das parcerias internacionais, e o papel que nelas assume a participação dos municípios portugueses, a DGARTES, em colaboração com as Direções Regionais de Cultura, promove um conjunto de sessões em todo o território nacional, para apresentação dos objetivos do programa e esclarecimento dos interessados na apresentação de candidaturas.

As apresentações incidem sobre a componente técnica, reservando um espaço para perguntas e respostas.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço, mediante preenchimento do formulário de participação, também disponível na página oficial de internet da DRCAlentejo, em www.cultura-alentejo.pt

Local: Auditório da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central
Morada: Rua 24 de Julho, nº1 - 7000-673, Évora

Agenda da sessão de esclarecimentos
10h30 - Boas Vindas
Direção Regional de Cultura do Alentejo
10h45 - Apresentação do Mecanismo EEA Grants em Portugal e do Programa Cultura
Marcelo Gouveia, Cristina Latoeira
11h00 – Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos
- Especificações sobre o Aviso de Concurso
- Formalização e submissão da candidatura
- Constituição e reforço de parcerias com entidades da Islândia, Liechtenstein e Noruega
12h00 - Perguntas e respostas

Inscrições AQUI

16 de dezembro de 2019

Sebastião Salgado expõe em Évora homenageando o planeta Terra

Sebastião Salgado, um dos mais prestigiados fotógrafos da atualidade, traz a Évora a exposição “Génesis. Sebastião Salgado”. Trata-se de um conjunto de 38 imagens em preto e branco, nas quais o fotógrafo brasileiro procura as origens do mundo e do planeta em que vivemos, prestando uma homenagem à sua fragilidade.

O Largo Conde Vila Flor, na zona envolvente ao templo Romano, é o local escolhido para esta mostra que pode ser visitada entre 16 de dezembro e 18 de janeiro de 2020, numa ação conjunta entre a Fundação “la Caixa” e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora. A inauguração acontece no dia 16 às 15h.

(Porto dos Museus)

11 de dezembro de 2019

Sonho que um verso meu tem claridade para encher o todo o mundo!


No âmbito do Colóquio Internacional -100 anos de Florbela Espanca, o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança preparou uma exposição dedicada à Poetisa, que será inaugurada no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 17 horas, no Paço Ducal de Vila Viçosa.

A exposição estará patente até ao próximo dia 12 de Janeiro de 2020.

(Rádio Campanário)

29 de novembro de 2019

Presépios de Estremoz em exposição no Museu Etnográfico Extremeno González Santana


Os Presépios de Estremoz vão estar representados numa exposição, de 29 de novembro a 6 de janeiro, na Sala multiusos do Museu Etnográfico Extremeno González Santana, em Olivença, numa parceira de colaboração com o Museu Municipal de Estremoz.

Na mostra de “Belenes de Estremoz”, como são chamados em espanhol, vão estar expostas peças dos artesãos Duarte Catela, Isabel Pires, Irmãs Flores, Ricardo Fonseca e dos alunos da Formação sobre “Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz” José Carlos Rodrigues, Madalena Martins e Sara Sapateiro.

Uma arte que há dois anos foi reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade e é descrita pelo Museu, que agora acolhe a exposição, como: “os bonecos son la expresión máxima de identidad cultural de las personas alentejanas.”

(Metronews)

27 de novembro de 2019

2ª edição da Arts & Crafts Pop Up Fair em Évora

Nos próximos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro a Fundação Eugénio de Almeida promove a 2ª edição da Arts & Crafts Pop Up Fair, uma iniciativa que visa divulgar e promover a comercialização de artesanato contemporâneo de base local. Esta mostra e venda de artesanato urbano e de produtos de base local surge na sequência do trabalho de capacitação e de mobilização de artesãos que a Fundação tem vindo a desenvolver através do Programa Powering Arts & Crafts.

O Programa Powering Arts & Crafts, que teve o seu inicio em finais de 2016, tem como objetivo capacitar e apoiar os empreendedores na área do artesanato, criativos e produtores de base local, contribuindo, a partir de uma perspetiva integrada, para aprofundar o conhecimento sobre as variáveis a ter em conta no processo que medeia entre a conceção do produto e a sua comercialização, de modo a que o resultado final corresponda aos desafios dos mercados contemporâneos, cada vez mais exigentes e qualificados.

Ao longo dos últimos anos a Fundação Eugénio de Almeida tem vindo a mapear e envolver empreendedores de projetos originais de base artesanal, escutando os seus autores, promovido encontros para fomentar o trabalho em rede, promovendo a partilha de experiências, oportunidades e saberes. Para além disso, desenhou e tem vindo a executar um programa formativo que visa melhorar e colmatar competências nestes produtores e artesãos.

Com o objetivo de contribuir para a sua divulgação, comercialização e valorização do trabalho destes artesãos, a Fundação Eugénio de Almeida promoveu, em 2018, a primeira edição da Arts & Crafts Pop Up Fair, um evento vocacionado para a mostra e venda de produtos dos artesãos e produtores de base local que integraram aquele programa de formação.

A Arts & Crafts Pop Up Fair reunirá um conjunto de 25 a 30 expositores de diferentes áreas de produção, esperando-se cerca de 1.500 pessoas nos dois dias de evento. Este ano, a Arts & Crafts Pop Up Fair contará novamente com um programa de animação que passa por concertos, workshops, espaços de streetfood e outras iniciativas dirigidas a crianças e adultos, valorizando o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.

Com esta feira, a Fundação Eugénio de Almeida pretende estimular as artes e ofícios locais, que conjugam práticas tradicionais com áreas e técnicas mais emergentes, mais urbanas, apresentando ao público uma seleção de trabalhos que se afirmam, cada vez mais, por uma estética preocupada com o design, onde o critério da criação artística anda a par e passo com o papel da inovação.

A Arts & Crafts Pop Up Fair tem entrada livre, decorre nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, nos espaços do Centro de Inovação Social da FEA, na Rua Vasco da Gama n.º 13, em Évora.

13 de novembro de 2019

XII Encontro de Associação Culturais e Recreativas do Concelho de Mértola

A Câmara Municipal de Mértola organiza no próximo sábado, dia 16 de novembro, na Sociedade Recreativa Mesquitense, na aldeia de Mesquita, freguesia de Espírito Santo, o XII Encontro de Associação Culturais e Recreativas do Concelho, uma iniciativa que tem por objetivo informar e promover a troca de experiências entre as várias associações do concelho, numa lógica de capacitação dos seus dirigentes para a construção de estratégias de intervenção.

O encontro terá início a partir das 9h30 e é subordinado ao tema “Participação Associativa e Desenvolvimento Local”.

12 de novembro de 2019

Beja acolhe exposição "Iconografia do Amor"


A exposição «Iconografia do Amor», constituída por trinta imagens evocativas dos 350 anos das «Cartas de Amor» de Mariana Alcoforado, editadas em Paris em 1669, está patente desde quinta-feira, no Museu Regional de Beja.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do município alentejano e do Museu Nacional da Imprensa (MNI).

As reproduções iconográficas alusivas à freira de Beja, mostram trabalhos de vários artistas estrangeiros como Matisse, Max Ernst e Modigliani, e dos portugueses António Pimentel, José Rodrigues, Lima de Freitas, Mário Botas e Pomar, já falecidos, além de João Abel Manta e Cruzeiro Seixas.

Alguns destes trabalhos plásticos integraram a exposição «Amor Impresso», que o MNI teve patente, de fevereiro a maio, para assinalar o aniversário das cartas de Alcoforado.

A mostra de Beja está associada ao Congresso Internacional «350 Mariana», marcado para os dias 15 a 17 de novembro e tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos.

A exposição poderá ser visitada na Galeria dos Infantes do Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja, até 30 de novembro.

(Região Sul)


9 de novembro de 2019

Pró-Évora, 40 em 100



A exposição 40 em 100 – A Coleção do Grupo Pro-Évora, comissariada por Isabel Vaz Lopes, inaugura no próximo sábado, 9 de novembro, às 17 horas, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora.

Resultado de uma colaboração entre o Grupo Pro – Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a mostra dá a conhecer obras das mais de cem exposições que o Grupo Pro - Évora (GPE) promoveu nos últimos quarenta anos e integra as comemorações do seu primeiro centenário, que decorrem no presente ano.

Fundado em 16 de novembro de 1919, o GPE é a mais antiga associação portuguesa de defesa do património em atividade.

A realização de exposições de artes plásticas constitui uma forma de sensibilização estética, que o Grupo tem promovido ao longo dos anos.

A exposição a inaugurar tem o apoio da Fundação Eugénio de Almeida e do Diário do Sul, e ficará patente ao público até dia 3 de janeiro de 2020, de segunda a sexta – feira.

As Comemorações do Centenário do Grupo Pro – Évora contam com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

(DRCAlentejo)

24 de outubro de 2019

Encontros literários em Montemor


Exposição “Além tesouro”, no Museu da Luz


Programa de despedida dos Monges Cartuxos de Évora


A Fundação Eugénio de Almeida assinala a despedida dos Monges Cartuxos do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, com um programa institucional que se realiza no próximo dia 26 de outubro, a partir das 17 horas no Auditório e Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

- Às 17h00 o Padre Antão Lopez, monge cartuxo em Évora há 50 anos e Prior da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli desde 1989, conversa com José Manuel Fernandes, Diretor do jornal Observador, evocando memórias e vivências do seu percurso monástico e da relação da Cartuxa com a Fundação e com a cidade.

- Às 18h00, no Centro de Arte e Cultura, será inaugurada a exposição Saudades dos Cartuxos, com a presença de Sua Excelência Reverendíssima D. Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida.

(FEA)

20 de outubro de 2019

Livro Lendas Alentejanas será apresentado em Évora e em Elvas, no mês de Outubro

O livro Lendas Alentejanas, com textos de Fernando Santos Graça e ilustrações de Ricardo Inácio, é uma edição da Arandis Editora que integra o levantamento de 47 lendas, uma de cada concelho da região Alentejo.

Esta edição, bilingue (português – Inglês), surge na sequência de um projeto que teve início no Algarve, do qual resultou o livro Lendas Algarvias, que reuniu, pela primeira vez, Fernando Graça, jornalista autodidata e Ricardo Inácio, artista plástico e ilustrador, ambos algarvios, naturais do concelho de Loulé.

A apresentação de Lendas Alentejanas terá lugar na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora, dia 23 de outubro, às 17 horas, e no Castelo de Elvas, dia 24 de outubro, à mesma hora, inserida na 8.ª edição do Programa Sensibilização para a Educação Patrimonial, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Câmara Municipal de Elvas.

A presente edição contou também com o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Turismo do Alentejo – ERT.

(DRCAlentejo)

17 de outubro de 2019

Manjares nos Claustros em Estremoz


26 de Outubro, 18:30h

Durante uma noite única a prioresa do Convento das Maltezas recebe no interior das seculares paredes do Convento uma embaixada de freiras, monges e sábios cientistas, bem com a Vós curiosos peregrinos.

Porque as demandas da Fé e do Saber desgastam Vossas vestes e enfraquecem Vossos físicos, temos para Vós vestes quentes e alimentos para o corpo e para a Alma.
O Convento das Maltezas é o lugar privilegiado para numa noite de Outono, em torno de uma ceia monástica, contactar com algumas das personagens que moldaram a forma como os Homens foram encarando o Universo que os rodeia.

Da perfeição das esferas de cristal de Aristóteles, onde se encontram pendurados os planetas do nosso sistema Solar até à maravilhosa visão que a Ciência actual nos proporciona, um longo caminho foi percorrido…

As INSCRIÇÕES são LIMITADAS e DECORREM até dia 22 DE OUTUBRO, AQUI

"Manjares nos Claustros | Viagens No Cosmos" é organizado numa parceria entre a Ad Ruina (Nuno Mourinha e Vasco Abegoaria) e o Centro de Ciência Viva de Estremoz.
Este evento conta ainda com o apoio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, do Centro Educativo Alice Nabeiro, do Município de Montemor-o-Novo, do Município de Évora, da Irmandade da Cerveja, do Município de Estremoz, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, do Instituto de Ciências da Terra e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Honrai-nos com a Vossa Presença!

13 de outubro de 2019

Bicentenário do Nascimento de D. Maria II


No âmbito das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de D. Maria II terá lugar um conjunto de quatro conferências, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora, nos dias 16 e 30 de outubro / 6 e 13 de novembro, sempre às 17 horas. No dia 30 de outubro, além da conferência será também apresentada a biografia D. Pedro II - a história não contada.

Esta iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo em parceria com a Fundação Casa de Bragança - Museu - Biblioteca.

Programa

16 de outubro, 17 horas
A música no tempo da Rainha D. Maria II
Rui de Luna

30 de outubro, 17 horas
D. Pedro II e a Família Imperial Brasileira
Paulo Rezzutti
Será também apresentada a biografia
D. Pedro II - a história não contada

6 de novembro, 17 horas
D. Maria da Glória uma princesa brasileira no trono de Portugal
Cláudia Thomé Witte

13 de novembro, 17 horas
A visita de D. Maria II ao Liceu de Évora (1843)
Fernando Gameiro

12 de outubro de 2019

Cláudio Torres biografado aos 80 anos





O livro Uma Vida com História: Cláudio Torres, da autoria de Eduardo M. Raposo, será apresentado dia 17 de outubro, pelas 17h30, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos (R. de Burgos, 5), em Évora, uma iniciativa organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e CEDA – Centro de Estudos Documentais do Alentejo.

Esta obra, da edições Afrontamento, foi lançada no Centro Arqueológico Islâmico, em Mértola, no passado dia 11 de maio, com a apresentação a cargo de João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve. Estruturada em três partes, tem como base as conversas/entrevistas ao biografado e a seus familiares mais próximos, bem como 25 depoimentos escritos, de extraordinária riqueza.

Publicado no ano em que o Diretor do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) completou o seu 80.º aniversário, o livro apresenta uma sólida cronologia biográfica, uma biografia de Cláudio Torres e sobre Cáudio Torres, bem como fotos desde 1940 até ao século XXI. Reúne assim os testemunhos de muitas pessoas que, ao longo de décadas, lidaram de perto com o arqueólogo português agora biografado.

(DRC Alentejo)

22 de setembro de 2019

Centro Português para a Descoberta da Cultura Romana vai nascer na Cidade da Ammaia



A Fundação Cidade de Ammaia, com o apoio do Município de Marvão, submeteu uma candidatura ao Alentejo 2020, recentemente aprovada pela CCDR Alentejo, no valor de 1,14 milhões de euros, que visa a proteção, valorização, conservação e promoção do património histórico e cultural, com elevado interesse turístico no Alentejo.

Segundo informações do município, dá-se assim início à concretização do Centro Português para a Descoberta da Cultura Romana. Uma iniciativa estratégica que, tendo a Ammaia como espaço central, pretende valorizar o imenso património que, em Portugal e Espanha, está associado à Lusitânia Romana.

Com o objetivo de valorizar e promover um património único, que o coloca num patamar superior, no âmbito dos vestígios existentes da antiga Lusitânia Romana, este projeto pretende transformar a Ammaia num destino turístico de excelência, através do património cultural.

(Rádio Campanário / Porto dos Museus)

26 de agosto de 2019

IHC Summer School: Museus, Colecções e Património

O tema da edição 2019 da IHC Summer School está relacionado com o local da sua realização – a cidade de Évora, Património Mundial, espaço de trânsitos quotidianos e local de materialidades históricas. Pretende-se que esta edição da IHC Summer School inaugure uma fase de descentralização a partir das sinergias criadas com o Pólo da Universidade de Évora.

Dados os novos desafios e debates sobre temas que obrigam a pensar a História Contemporânea através de várias janelas interdisciplinares, este curso, organizado pelo Instituto de História Contemporânea, permitirá a abertura de diálogos, onde se irão debater o colonial e o pós-colonial, na vertente das colecções, museus e património.
Com este curso pretende-se que, de uma forma dinâmica, os alunos participem em workshops, assistam a sessões de especialistas e, no fim do dia, tenham a possibilidade de participar em visitas orientadas.

Visa-se criar um universo de participantes diversificados que possam interagir com as várias propostas de sessões temáticas da IHC Summer School.

Mais informações AQUI

21 de agosto de 2019

Festival Internacional de Música de Évora (FIMÉ)

Nove concertos, protagonizados por 20 músicos, nacionais e estrangeiros, preenchem a 2.ª edição do Festival Internacional de Música de Évora (FIMÉ), centrado nas sonoridades clássicas do Renascimento e do Barroco.

O festival, que decorre até domingo, integra a programação deste ano do evento Artes à Rua, organizado pela Câmara de Évora e que está a realizar-se na cidade alentejana até 05 de setembro.

Com direção artística de João Moreira, tenor do Coro de Câmara na Holanda e na Holland Bach Society, esta 2.ª edição do FIMÉ é dedicada ao período do Renascimento e do Barroco.

(Porto dos Museus)


12 de agosto de 2019

Requalificação do Museu Municipal de Moura em marcha

Foi publicado em Diário da República, no passado dia 8 de Agosto, o anúncio de procedimento referente à Empreitada de Requalificação do Espaço Público do Museu Municipal de Moura e Reabilitação da Passagem Hidráulica designada por Pontão do Matadouro.

O prazo para apresentação de propostas decorre até às 18 horas do dia 29 de agosto de 2019, sendo o valor total, do preço base do procedimento de 263.007,37 euros.

A obra, que tem um prazo de execução de 120 dias, pretende promover a reabilitação de elementos estruturais de betão, revestimento projectado e trabalhos de paisagismo, designadamente ajardinamentos, pavimentos e equipamentos.

Refira-se que este investimento beneficia de co-financiamento à taxa de 85%, através do FEDER.

(Porto dos Museus)

10 de agosto de 2019

Alentejo 2020: Medida “Cultura para todos” - Abertas as candidaturas !

Estão abertas ou abrirão em breve as candidaturas à medida “Cultura para Todos”, que apoia projetos das seguintes tipologias:

Ações de dinamização de práticas artísticas e culturais por e ou para grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos, bem como para idosos, em particular, iniciativas que permitam o seu envolvimento direto em experiências artísticas e/ou culturais, não exclusivamente como espectadores mas como participantes ativos na criação ou co-produção;

Ações de sensibilização, promoção e intermediação, bem como outras ações complementares de divulgação e implementação de projetos destinados a pessoas em risco de exclusão social, de forma a habilitá-las para o exercício de uma cidadania ativa, que valorize designadamente a participação cívica, a fruição cultural e patrimonial e a responsabilidade social.

Ações de intermediação que favorecem o desenvolvimento de atitudes e capacidades de aprendizagem, com vista à aquisição de competências básicas, pessoais e sociais, recorrendo designadamente à inclusão de conteúdos e ou práticas artísticas e culturais;

Desenvolvimento de projetos inovadores ao nível de respostas integradas destinadas ao público-alvo que aumentem a coesão social e os sentimentos de pertença à comunidade, através da participação cultural e artística;

Desenvolvimento de projetos que concorram para a melhoria do acesso à cultura e à arte, nomeadamente através da supressão de obstáculos ao nível da comunicação e da programação em espaços, equipamentos e eventos culturais;

Desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo promover a elaboração e a divulgação de conteúdos culturais digitais acessíveis a pessoas com deficiências e incapacidades e ou a grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos.

Mais informação AQUI