23 de março de 2013

Congresso das Açordas em Portel

O pão, elemento base da açorda, prato típico da gastronomia alentejana, serve há sete anos de pretexto e inspiração para um fim-de-semana de festa em Portel. Uma iniciativa que homenageia uma produção da cozinha a Sul, historicamente arreigada à subsistência e necessidade. Depois de introduzido o pão, a confecção pode receber complementos tão diversos quanto o bacalhau, o tomate, o peixe do rio.

Qualquer uma destas variações sobre a açorda poderá ser saboreada no Congresso que lhe é dedicado e que, em 2013, decorre entre 22 (inauguração às 19h00) e 24 de Março. Além das tasquinhas, incumbidas de servir as iguarias de levar à mesa, o evento faz-se com mostra e venda de artesanato e de produtos regionais, como queijos, enchidos, mel, pão, doçaria.

Ao longo do fim-de-semana, dois chefes de cozinha, um português e um espanhol, vão confeccionar pratos da cozinha alentejana. O certame vai, ainda, fazer-se com animação musical, incluindo sessões de fado e cante alentejano, entre outros.

Entretanto, no Sábado, dia 23 (9h30), tem início o passeio «Na Rota das Açordas - Saberes e Sabores no Monte», que vai conduzir os interessados numa viagem pelo campo e pelos produtos que ali nascem, ingredientes muitas vezes aplicados na gastronomia tradicional alentejana.
O congresso vai contar, tal como é habitual, com um colóquio, este ano subordinado ao tema «Valorização económica e turística dos recursos locais: os cogumelos». O encontro decorre a 22 de Março (das 14h30 às 18h00), no Auditório Municipal de Portel, Alentejo.

«Vamos dar uma abordagem científica, abordar como aproveitar o cogumelo, uma perspectiva pedagógica e de regulamentação da apanha dos cogumelos. Teremos também o exemplo da Estremadura espanhola e da forma como tratam os cogumelos. Por fim, daremos um enquadramento da riqueza deste elemento gastronómico como produto turístico», adianta Norberto Patinho, presidente da Câmara Municipal de Portel, entidade que organiza o Congresso das Açordas.

Os participantes no Congresso das Açordas poderão também visitar uma exposição de fotografia intitulada «Açordas - Recriações». A exposição ficará patente até 31 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...