12 de março de 2013

Conferência Internacional de Turismo



O contributo do Turismo para o desenvolvimento económico e social no Mundo é cada vez mais relevante, obrigando-nos a meditar no número de mil milhões de turistas previstos para 2013, podendo este número chegar mesmo a 1,6 mil milhões em 2020, o que implica uma taxa de crescimento anual superior a 4%.

Obviamente que a atual crise económica e de desemprego exigem um turismo mais flexível, o que obriga a um maior dinamismo e adaptabilidade das politicas de promoção.

Temos que considerar a mudança muito rápida do perfil do visitante, com um aumento impressionante dos turistas jovens com idades inferiores a 18 anos e idosos a nível mundial.
O turista de hoje tem cada vez maior nível cultural e é, consequentemente, mais exigente, querendo participar no pacote - itinerário e muitas vezes é ele próprio que organiza o seu plano de viagens online.

Face a esta realidade surgem com pertinência várias questões:
Que promoção turística efetuar?
Que modelos?
Que participação do setor público e privado?
Que papel dos governos centrais?
Como se promovem os destinos regionais?

A este propósito recordo aqui as palavras recentes de Taleb Rifai, Secretário-Geral da OMT:
“Para se manter competitiva neste mercado global, a Europa terá de reforçar a sua imagem como destino turístico caraterizado pela elevada qualidade e sustentabilidade. Os destinos europeus devem desenvolver fortes parcerias de trabalho entre o setor público e privado. A Europa pode também beneficiar dos esforços de promoção conjunta para reforçar a sua imagem e atração de turistas de outros continentes.”

As questões da promoção em cooperação são hoje decisivas tendo em consideração que a grande maioria das viagens em turismo em todo o mundo têm lugar dentro do mesmo continente, o que releva a importância da cooperação entre destinos com a implementação de programas de intercâmbio para agentes e profissionais de turismo.

Ao nível da inovação a aposta deve ser realizada em novos conceitos, produtos, tecnologias e mesmo políticas, que garantam sustentabilidade num mundo em constante mudança.
Promoção dirigida?
Promoção integrada?
Destinos nacionais?
Destinos regionais
Que conceitos?
Que políticas?

Respostas – inúmeras, Reflexões - necessárias – Importante e Decisivo – Debatê-las.
É por isso que a 15 de março, em Évora, organizamos em conjunto com a Ambitur, Publituris e Turisver a Conferência Internacional de Turismo subordinada à temática Promoção - Novas Tendências, Novos Conceitos, Novos Desafios.

Debater e refletir sobre os melhores conceitos para a promoção do destino Portugal e dos destinos regionais, é o nosso propósito, sendo que para o efeito convidámos representações de países com modelos de promoção de referência para a OMT.

Até 15 de março, no Alentejo.

Cá o espero.

António Ceia da Silva
Presidente da Turismo do Alentejo, ERT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...