28 de fevereiro de 2014

Máscaras de Carnaval no Centro Cultural de Cano


Festival aquático em Reguengos

O 9º Festival Aquático Cidade de Reguengos a Nadar e o 5º Torneio de Polo Aquático vão decorrer no dia 1 de março nas Piscinas Municipais Victor Martelo, em Reguengos de Monsaraz.

Com esta iniciativa pretende-se proporcionar um convívio durante o Carnaval entre alunos, familiares e professores da Escola Municipal de Natação de Reguengos de Monsaraz, com a prática de polo aquático, demonstração das quatro técnicas da natação pura desportiva, jogos aquáticos e hidroginástica

Entre as 9h e as 13h realiza-se o torneio no escalão de mini-polo aquático, com as equipas da Coral-ANS, Búzios de Coruche e AD Oeiras. A partir das 15h haverá hidroginástica com a participação da Escola Municipal de Natação de Mourão.

Às 16h decorrem atividades aquáticas para bebes e às 17h30 haverá natação de manutenção para adultos. A fechar, pelas 18h, realiza-se um jogo de polo aquático entre pais e filhos.
O Município de Reguengos de Monsaraz vai oferecer a cada participante um diploma e a touca alusiva ao evento.

25 de fevereiro de 2014

Vendas Novas lança arquivo fotográfico online

Vendas Novas já dispõe de um “Arquivo da Memória online”, projeto que irá disponibilizar na internet parte do acervo fotográfico do nosso concelho.

Cerca de 1.500 fotografias de diferentes anos, algumas delas com mais de um século, acompanham a construção da identidade e a preservação das memórias do concelho e estarão agora ao dispor de qualquer utilizador interessado em utilizar a imagem como fonte de informação e pesquisa. O arquivo irá ter uma atualização regular e está agrupado por proveniências, fazendo sempre referência à fonte da fotografia visto que muitas delas foram gentilmente cedidas por cidadãos locais. 

Cumulativamente será inaugurada a exposição do mesmo projeto com 15 fotografias que permitirão recordar outros tempos, descobrir diferenças e lugares, presenciar o ontem e o hoje. 

O Arquivo da Memória é um projeto com três anos de existência que pretende valorizar o património cultural não edificado e imaterial de Vendas Novas através da constituição de um arquivo de imagem e de fontes orais que conta no seu património de mais de 20.500 fotografias e várias dezenas de testemunhos de vendasnovenses.

Veja AQUI 

Feira do Queijo em Serpa


24 de fevereiro de 2014

Abrindo Caminho para a Igualdade

A Câmara Municipal de Arraiolos em parceria com FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis traz a Arraiolos a Carrinha da Igualdade, amanhã, no dia 25 de fevereiro de 2014, na Escola EB 2/3, S. Cunha Rivara, em Arraiolos, entre as 10 e as 17 horas.

Em representação do movimento associativo juvenil e na prossecução da sua missão, a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis promove o projeto “Abrindo Caminho para a Igualdade”, financiado pelo POPH/QREN (Eixo 7 – Igualdade de Género, 7.3 – NORTE).

Este projeto aposta na componente local de divulgação, trabalhando com jovens na sensibilização para a igualdade e não discriminação, promovendo a desconstrução de estereótipos e de preconceitos sociais, o exercício de cidadania e a construção de uma cultura de paz e não-violência.

A NAIFA em Évora


Carnaval de Arraiolos



23 de fevereiro de 2014

Caminhar em Alcáçovas...



Vem aí o Entrudanças...

O Festival Entrudanças já tem data marcada. De 28 de fevereiro a 2 de março, o Festival junta, às tradições do Entrudo, a música e a dança numa festa partilhada por todos. A edição deste ano tem como tema a liberdade, a propósito dos 40 anos do 25 de abril, e celebra a liberdade de criação artística, de expressão e de ideias.

Organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, Associação Pedexumbo e Junta de Freguesia de Entradas, o "Entrudanças" constrói-se a partir de uma programação diversificada que, ao longo de três dias, proporciona aos visitantes e habitantes locais, atividades variadas como bailes, concertos, oficinas de dança, oficinas de instrumentos, atividades para famílias e crianças, ambiente e animação de rua.

A envolvência da comunidade local e das várias associações culturais faz do festival um espaço que, para além de promover o convívio, fomenta o contato com as tradições da região, seja através docante alentejano, dos costumesouda gastronomia local.
O festival tem site próprio (http://entrudancas2014.pedexumbo.com/pt/) através do qual pode aceder a todas as novidades em primeira mão!

Alentejo, Ribatejo... e o porco.


À descoberta da sua lã... para os mais pequenos.

A Biblioteca Municipal Almeida Faria e as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Montemor-o-Novo estão a promover as SEMANAS DA LEITURA 2014 e convidam as turmas do 1º ciclo do Ensino Básico e os Jardins de Infância a participarem.

A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal Almeida Faria de 17 a 28 de fevereiro de 2014.

Os Jardins de Infância participam numa sessão de Animação de Leitura com base na história À Descoberta da sua Lã, inserida na temática “O Ciclo da Lã” – Projeto conjunto da Biblioteca Municipal e Oficina da Criança.

O 1º ciclo do Ensino Básico participa numa Sessão de Contos, em que se contam e cantam histórias da nossa tradição oral e outras, com os Contadores de Histórias: Carlos Marques e António Fontinha.

22 de fevereiro de 2014

Diário do Sul promove debate sobre economia


Amigos de Avis visitam Igreja da Sra de Entre Águas em Benavila

A AMIGOS DO CONCELHO DE AVIZ – ASSOCIAÇÃO CULTURAL (ACA) celebra o seu 16.º aniversário no próximo domingo – 23 de Fevereiro.

Sendo a defesa do património um dos seus objectivos estatutários vai a ACA realizar uma visita simbólica à Igreja de N. S. de Entre Águas, uma vez que o templo se encontra a necessitar de uma intervenção urgente de salvaguarda e reabilitação, depois de em 2013, também no mesmo dia 23, ter procedido a uma pequena reparação na porta lateral de maneira a repor alguma segurança.

No próximo domingo (23 de Fevereiro pelas 15:00h), para além duma pequena reparação do telhado junto à sineira de dois vãos, far-se-á uma visita simbólica que pretende chamar a atenção para o estado em que se encontra o imóvel que detém uma pequena lápide classificada como Monumento Nacional por Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23-06-1910.

Avis, 21 de Fevereiro de 2014.
A DIRECÇÃO

Já nas bancas...


Raridades em exposição em Montemor


21 de fevereiro de 2014

Confraria dos enchidos - Entronização






A pacata vila Alentejana de Vila Nova de São Bento, recebeu de braços abertos o III Capítulo de Entronização da Confraria Gastronómica dos Enchidos os mais de 200 convidados deste evento.
Este capítulo começou com uma visita a fábrica de enchidos Paladares Alentejanos onde foram revelados os segredos da qualidade dos enchidos desta empresa de enchidos tradicionais alentejanos.

De seguida os confrades e visitantes foram levados ao Monte de Belmeque em Vale de Vargo para uma tradicional Matança do Porco.
De seguida realizou-se uma prova de degustação de enchidos.
Realizou-se o cortejo das varias confrarias pelas ruas de Vila Nova de São Bento, realizou-se então o ponto alto destas cerimonias, as entronizações de novos confrades, onde foram entronizados 20 novos confrades efetivos e 5 confrades de Honra de onde destacamos, Henrique Ribeiro, Nuno da Câmara Pereira, D. Pedro José Folque de Mendoça Rolim de Moura Barreto, 6º Duque de Loulé, Pedro Camilo e Constantino Menino.

Foi o Cabido-mor Daniel Luís que abriu a cerimónia, passando a mesma para o Grão-mestre da Confraria Henrique T. Mourato, que convidou o Presidente da Mesa do Cofre da Confraria da Marmelada, Jorge Spencer, bem como a Pedro Coelho da Confraria da Chanfana, por serem as madrinhas da confraria dos enchidos, e ainda o Presidente do Conselho Fiscal Bruno Silva irem para o altar dos juramentos.
Foi ainda entronizada como afilhada da Confraria dos Enchidos a Confraria Enogastronómica da Ribaestrema.
Realizou-se ainda a cerimónia de instalação do novo Cabido-mor da CGE Daniel Luís, cerimonia conduzida pelas Confrarias Madrinhas e pelo Grão-mestrado presente.

Depois das entronizações e discursos da praxe, foi tirada a fotografia de família com as seguintes confrarias:
Confraria Do Atum;
Confraria Bacchus Albufeira Bacchus;
Confraria da Marmelada de Odivelas;
Confraria da Chanfana;
Confraria Do Medronho Monchique;
Confraria dos enófilos e gastrónomos do Algarve;
Confraria das Almas e do Leitão
Academia Gastronómica e Cultura da Caça
Confraria Enogastronómica da Ribaestrema
Confraria do queijo de Serpa.

Seguiu-se para um almoço fraterno entre confrades e confrarias e onde o Grão-mestre brindou todos os presentes com os brindes rituais da confraria e ofertando a todos os presentes uma pequena lembrança deste capítulo
No fim da refeição assistiu-se as atuações Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento; Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento; Grupo Feminino Madrigal; Nascidas para Dançar.

Este evento tinha um cariz solidário assim o Grão-mestre da CGE entregou ao representante do Lar de São Bento de Vila Nova de São Bento um cheque no valor de quase 800 euros, acção bastante aplaudida por todos os presentes.
E para acabar este capítulo os Confrades Nuno da Câmara Pereira, Pedro Camilo e Jorge Ganhão brincaram todos os presentes com as suas vozes e canções.
Mais um brilhante capítulo desta Confraria que em pouco mais de um ano nos brindou um mais um capítulo, muito fraternos, gastronómicos e cultural.

Jorge Gomes
Jornalista

Canoagem em V.N.de Milfontes


Pecuária e equinos em debate em Évora

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) em parceria com a Equimuralha, vão realizar nos próximos dia 21 e 22 de Fevereiro, a 6ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora.

Trata-se de um conjunto de seminários e workshops que se realizam no Évora Hotel e se focam, no primeiro dia, nos temas “Sustentabilidade da produção pecuária no séc. XXI” e “Novas tendências na gestão desportiva e produção de equinos”.

O painel de oradores que se debruça sobre os Ruminantes, conta com intervenções vindas de várias áreas e com experiências diferentes, desde a produção à comercialização. Irá realizar-se também uma mesa redonda, com a presença de diversas entidades oficiais tais como a Direção Regional de Agricultura do Alentejo, a AJASUL- Agricultores do Sul, a Associação Nacional dos Engordadores de Bovinos, a Associação Portuguesa dos Industriais da Carnes, dando especial ênfase à sustentabilidade das explorações pecuárias num contexto económico cada vez mais desfavorável. E porque esta é uma temática que se estende além-fronteiras, estas jornadas contam ainda com a participação de oradores internacionais. Exemplo disso será a presença de Osler Desouzart, um dos maiores especialistas sobre a temática do mercado da carne. Osler participou da construção e desenvolvimento das exportações brasileiras de carne desde as suas etapas iniciais e é atualmente membro da Diretoria Consultiva do World Agricultural Forum, membro da equipa do The Sustainable Food Laboratory,

Na sala dedicada aos equinos este ano pretende-se dar voz aos proprietários de coudelarias e centros hípicos considerados casos de sucesso nacionais e que se se situam na região, tais como a Coudelaria do Monte Velho e o Centro Hípico da Herdade da Mata, assim como a projetos inovadores, por exemplo a criação do cavalo luso-alemão para ensino de competição. Também serão apresentadas novas tecnologias ao serviço da produção, como novas aplicações para uma gestão integrada de recursos em estruturas hípicas, e testes genéticos como ferramenta de valorização e previsão da capacidade desportiva dos produtos. Falar-se-á também de outras novidades, tais como a esterilização química de cavalos inteiros e éguas e a possibilidade de recolher sémen em situações extremas como morte ou castração de urgência.

20 de fevereiro de 2014

Reforma Agrária: A revolução no Alentejo


Futsal: Torneio da primavera


O Andanças está em marcha...

Já não falta assim tanto para Agosto...

Chegaram perto de 300 candidaturas para o Andanças'2014! 
As origens estendem-se da Bósnia ao Canadá, do Brasil ao Senegal, da Eslováquia ao Reino Unido. 
De Portugal, chegaram candidaturas do norte ao sul do país, sem esquecer as ilhas! 
São 1270 pessoas que querem vir ao próximo Andanças com bailes, concertos, oficinas de dança de música, circo, teatro, oficinas de expressão e manualidades, oficinas de aquecimento e relaxamento, e animação, muita animação! 
Muito obrigado a todos os que se candidataram!
(Pé de Xumbo)

19 de fevereiro de 2014

Lara Li em Reguengos


Jornadas do património religioso de Montemor

De modo a promover o património concelhio nas suas diversas áreas, as jornadas do património, este ano destacam o religioso. Sobressaem neste território marcas de uma religiosidade pré-histórica, marcada por antas e menires, da religião judaica, islâmica e cristã e serão estas as vertentes que se irão explorar a 22 de fevereiro. É objetivo principal desta iniciativa difundir o zelo e salvaguarda do património, que traduz a história da nossa comunidade e identidade.

Canaviais recria a matança do porco


18 de fevereiro de 2014

Aquafitness em Arraiolos


Jornadas Veterinárias em Évora

Depois de quatro anos de interregno, os leilões de gado regressam a Évora, todas as terças-feiras, pelas 15h30, no Parque de Leilões de Évora (antigo Iroma). Além de ser um importante canal de escoamento de bovinos, o leilão é por si só um polo de agro-negócio, pois ali se fazem paralelamente ao leilão negócios de rações, de adubos de máquinas agrícolas, e de tudo o que tem a ver com a agricultura e a pecuária.

Manuel da Silveira, Diretor do Leilão de Évora, será orador convidado nas Jornadas Veterinárias o Hospital Veterinário Muralha Évora dos dia 21 e 22 de Fevereiro, e explica que “os leilões contribuem para regular o preço dos bovinos, pois todos os produtores antes de fazerem um negócio de gado em suas casas, consultam as cotações de leilões recentes. Se não existissem leilões, deixaria de haver uma referência. Para além do que é muito diferente ter um comprador a olhar para o gado ou 20 a disputá-lo”. Desde o início têm sido leiloados uma média de 250 cabeças semanais. “É muito importante que haja uma concentração de oferta, pois ao conferirmos escala ao negócio, há uma redução e uma racionalização de custos aos compradores, fazendo que os preços possam ser melhores tanto para compradores como para vendedores”, acrescenta.

Os outros patrimónios de Évora


17 de fevereiro de 2014

Estágio de resistência equestre acontece pela primeira vez em Portugal

Nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro decorre na Herdade da Mata, Alcáçovas (a 30Km de Évora) pela primeira vez em Portugal um estágio de resistência equestre, também designada por endurance, proporcionado pela várias vezes medalhada cavaleira francesa Virginie Atger.

O estágio destina-se a cavaleiros profissionais e amadores e incidirá sobre a preparação de cavalos novos para a resistência equestre. Os cavaleiros farão três sessões a cavalo na sua montada, com exercícios de picadeiro e na pista e uma sessão teórica.

Virginie Atger nasceu no mundo da equitação, filha de pai criador de cavalos (Elevage d’Aurabelle) e de mãe instrutora de equitação, iniciou cedo a sua atividade de cavaleira. Agradece à sua mãe, Bénédicte Emond Bon, atualmente selecionadora nacional de França, a capacidade de lutar, a perseverança, o saber aceitar uma derrota, e relembra no seu livro recentemente publicado o conselho que esta lhe deu "Nunca desistas... corres o risco de o fazer antes do milagre se dar". 

É possível assistir gratuitamente ao estágio prático.

14 de fevereiro de 2014

Formação "Os arquivos das Associações" em Évora

Realiza-se no próximo dia 15 de fevereiro, sábado, uma formação/seminário intitulada “Os Arquivos de Associações”.

Esta ação resulta de uma parceria entre o Arquivo Distrital de Évora e o INATEL (mais concretamente a Agência de Évora) e é dirigida especialmente às associações culturais filiadas no INATEL no Distrito de Évora, mas pode ser aberta a outras entidades e pessoas individuais.

Procura dar resposta aos objetivos de envolver, sensibilizar e mobilizar todos os elementos pertencentes a ranchos folclóricos, grupos etnográficos, bandas filarmónicas, coros, grupos de teatro amador e outras associações para a importância da preservação e valorização dos seus acervos documentais constituídos por fotografias, mapas e postais antigos, partituras, revistas e jornais de época, para além da respetiva documentação produzida ao nível administrativo.

Terá a duração de um dia, compreende uma parte expositiva e ainda uma visita guiada ao Arquivo da Fundação INATEL e ao Arquivo Distrital de Évora.

Natação em Santiago


13 de fevereiro de 2014

Entre as pedreiras e o bosque

O Município de Borba retomou os passeios à descoberta do concelho de Borba, com a realização de um passeio por mês durante este ano, com participação gratuita.

No passado dia 12 de janeiro decorreu o primeiro passeio, à “Descoberta das Ermidas de Borba”, com passagem pelas ermidas de S. Miguel, S. Cláudio, S. Lourenço, S. Pedro e Igreja do Real Convento das Servas, numa extensão aproximada de 12 quilómetros, que contou com 20 participantes.

O próximo passeio convida à caminhada “Entre pedreiras e o Bosque”, no dia 16 de fevereiro, com início às 09.00 horas, em frente à Câmara Municipal de Borba, numa extensão aproximada de 12 quilómetros. Este passeio permitirá conhecer as pedreiras, unidades de transformação e as escombreiras de mármore, a antiga linha de caminho-de-ferro que liga Vila Viçosa a Borba, vinhas e olivais, e o Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque. Este Convento foi fundado em 1505 pelo 4º Duque de Bragança, D. Jaime IV, que, segundo a tradição, aqui esteve isolado, sofrendo severas penitências devido aos remorsos por ter mandado matar a sua esposa, a Duquesa D. Leonor.

Além dos benefícios para a saúde inerentes à prática da caminhada, estes passeios dão a conhecer o concelho de Borba nas suas múltiplas vertentes, convidando à descoberta do património histórico e natural, das atividades económicas, fauna e flora do concelho, fomentando ainda o convívio entre os participantes.
Mais informações sobre os passeios poderão ser solicitadas no Gabinete de Cultura e Desporto do Município de Borba.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,
O Presidente da Câmara Municipal de Borba,
António José Lopes Anselmo

Santiago recebe o II Festival das Sopas


O Cante em debate...


12 de fevereiro de 2014

Confraria dos enchidos: Entronização


Relembramos que é já este Sábado (15 de Fevereiro) que se vai realizar o III Capítulo de Entronização da Confraria Gastronómica dos Enchidos, em Vila Nova de São Bento em Serpa, temos já confirmado a presença de mais uma dezena de Confrarias de todo o país, e mais de duas centenas de convidados.

Neste capítulo serão entronizados como confrades da CGE entre outros: Guilherme Leite (ator), Pedro Camilo (músico), Nuno da Câmara Pereira (músico), Dom Pedro de Bragança (Duque de Loulé).
Além de uma visita a uma fábrica de enchidos, uma matança de porco, uma prova de enchidos; teremos ainda atuação dos ranchos locais:

Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento; Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento; Grupo Feminino Madrigal; Nascidas para Dançar.
(O dinheiro deste evento reverte para o Lar de São Bento de Serpa)

Exposição dedicada ao Conto Tradicional no Convento dos Remédios

“O Conto Tradicional - Memória, Identidade e Partilha” é o título da exposição que a Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 13 de fevereiro, quinta-feira, às 18:00, no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião).

Esta exposição, que surgiu com o objetivo de fazer preservar a memória e a identidade dos contos tradicionais, e promover a sua partilha, é composta por uma mostra bibliográfica de Contos Tradicionais, que integra edições de obras de clássicos portugueses e estrangeiros, publicadas entre o fim do século XIX e o fim do século XX. Apresenta trabalhos de ilustração de contos tradicionais pelos artistas plásticos António Couvinha (Évora), Leonor Serpa Branco (Évora), Andreia Rechena (Idanha-a-Nova) e Manuel Passinhas da Palma (Mértola), num total de 40 ilustrações, nos quais foi utilizada técnica mista, guache e tinta-da-china. A exposição conta ainda com um retábulo de marionetas, com o cenário e as personagens da história d’ “Coelho e da Formiga”, do Era uma Vez – Teatro de Marionetas. Para complementar esta exposição foi elaborado um programa de animação, composto por tertúlias, cinema, rodas de contos, música, marionetas, workshops e teatro.

A exposição constitui-se como o primeiro projeto e passo para o desenvolvimento do Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora, instalado no Convento dos Remédios, e que nasceu do projeto europeu Oralidades, terminado oficialmente em 2013, no qual participaram 7 Municípios europeus: Évora, Idanha-Nova, Mértola, Ourense (Galiza/Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária).

A entrada na exposição é livre, podendo ser visitada até ao dia 30 de Abril, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 e aos sábados das 14:00 às 18:00. Os workshops e os espetáculo de marionetas e teatro têm ingressos de 2,50€ para escolas e de 3€ público em geral.

Este projeto conta o apoio das seguintes entidades e associações: DGEstE-DSRAlentejo, DRCAlentejo, Era Uma Vez… Teatro de Marionetas, do Trulé–Investigação de Formas Animadas, FIKE-Festival Internacional de Curtas-Metragens, Ex-Quorum, Pim-Teatro, É Neste País, Eborae Musica, Círculos de Transformação, PédeXumbo, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Livraria Fonte de Letras e Zorra Produções Artísticas.

Comemorações dos 710 anos do Foral de Lavre


9 de fevereiro de 2014

Mostra gastronómica em Arraiolos


Apaixone-se por Estremoz

"Estremoz apaixone-se” é o nome do concurso de quadras que a Câmara Municipal de Estremoz resolveu criar, para desafiar os apaixonados, uma vez que este mês se comemora o Dia dos Namorados.

Nesta iniciativa poderão participar todos os casais apaixonados, que juntos deverão criar uma quadra, que contenha obrigatoriamente as palavras “Amor” e “Estremoz”.

O júri, composto por elementos a designar pela Câmara Municipal, irá avaliar as quadras com base nos critérios: originalidade, criatividade e articulação entre as palavras obrigatórias, ou seja, será premiada a quadra que melhor transmitir a mensagem subjacente à temática “Estremoz Apaixone-se – Dia de São Valentim”.

Os trabalhos deverão ser entregues no Posto de Turismo, até ao próximo dia 12 de fevereiro. Para mais informações deverá consultar o site www.cm-estremoz.pt.

O prémio para a quadra mais original será uma saco de linho e um lenço dos namorados, ambos concebidos pelo “Clube da Agulha”, da Academia Sénior de Estremoz.
A divulgação do resultado será realizada no dia 14 de fevereiro de 2014, na inauguração da exposição “Estremoz Apaixone-se”, às 15h:30, no Posto de Turismo de Estremoz.

Participe e Apaixone-se!

Programa cultural da semana em Montemor


(basta clicar na imagem para folhear o programa)