29 de maio de 2016

Dia da Criança no fluviário de Mora

O Fluviário de Mora celebra o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de Junho, com a actividade “Um Planeta, Uma Natureza, Uma Infância – Deixar a Imaginação Voar”.

Nesse dia, todos os visitantes deste espaço podem construir papagaios de papel na Sala de Aula, das mais variadas formas e cores. De seguida, na área envolvente do Fluviário de Mora – o Parque Ecológico do Gameiro – poderão lançar os seus papagaios de papel, em plena natureza.

No fim-de-semana, dias 4 e 5 de Junho, o Fluviário de Mora oferece entradas gratuitas a todas as crianças entre o 3 e os 12 anos de idade desde que acompanhadas por um adulto pagante. Esta oferta é válida somente para os dias mencionados e não é extensível a grupos.

Uma ida a Mora para deixar a imaginação voar neste mundo de rios e lagos, eis a proposta do Fluviário, que deseja a todos um feliz Dia da Criança!”

(Porto dos Museus)

20 de maio de 2016

Sines já tem base de dados on-line

A ferramenta está alojada no sítio electrónico do projecto Sines Turismo Industrial Sustentável, e é possível consultar centenas de descrições e imagens de documentos de arquivo, desde o século XVII até ao século XXI.

A base de dados começou por ser criada no âmbito do projecto APORTAR, mas hoje já tem descrições de documentos produzidos pelo município não apenas relativos à história industrial do concelho, mas também à sua história em geral.

Neste momento a base de dados tem já 1234 registos, dos quais 167 são descrições e digitalizações de documentos, dos quais se destaca a Colecção “Mosaico das Memórias”, com 53 documentos já tratados e digitalizados.

O projecto APORTAR foi um investimento cofinanciando por fundos FEDER / União Europeia, no âmbito do programa operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013.

Pode consultar AQUI.

(Notícias de Sines)

19 de maio de 2016

Abaixo as fronteiras! Vivam o design e as artes!


Inauguração da exposição “Abaixo as fronteiras! Vivam o design e as artes”, no dia 21 de maio, no MACE, pelas 16h, numa parceria entre o MACE (Coleção António Cachols) e o MUDE (Coleção Francisco Capelo).

16 de maio de 2016

Sines já é o terceiro porto ibérico

O porto de Sines ascendeu ao terceiro lugar do ranking ibérico em carga movimentada, tendo destronado Barcelona no final do primeiro trimestre.

Entre Janeiro e Março, o porto alentejano movimentou 11,3 milhões de toneladas, fruto de um crescimento homólogo de 13,4%. Já o porto da cidade condal, sabe-se agora, processou no mesmo período 11,2 milhões de toneladas, mais 5,6% que no primeiro trimestre de 2015.

E assim, embora por uma “unha negra”, Sines superou Barcelona e terminou o trimestre na terceira posição na Península, só superado (e a grande distância) por Algeciras e Valência.

No outro “duelo” particular, o da movimentação de contentores, entre Sines e Barcelona, o porto catalão continua a levar vantagem mas a distância encurtou-se, uma vez o Terminal XXI cresceu mais (10,9%) que os rivais espanhóis.

(Transportes e Negócios)

13 de maio de 2016

O MURalhas de Mértola está aí...

De 13 a 15 de maio, o espaço entre MURalhas, habitualmente designado por “Vila Velha” ou “Centro Histórico é o palco escolhido para o Festival MUR.

Este novo evento cultural propõe-se intervir no espaço público através de atividades, criadores e artistas por forma a dinamizá-lo, a promovê-lo e devolvê-lo aos residentes, turistas e visitantes.

A música, o vídeo, a dança, a pintura, o teatro são alguns dos ingredientes que o mesmo se propõe disponibilizar ao público.

O Centro Histórico de Mértola é um local com elevado potencial do ponto de vista cénico e por isso, igualmente, interessantíssimo como espaço de acolhimento para atividades culturais e artísticas sejam elas qual forem.

Última hora: Será já anunciado o Festival Islâmico 2017 !

10 de maio de 2016

Évora acolhe exposição de Ai Weiwei

O dissidente chinês Ai Weiwei, que “expõe pela primeira vez em Portugal”, é um dos 20 artistas representados na exposição ‘Todo o Património é Poesia’, que vai estar patente em Évora, a partir de dia 14 deste mês.

A mostra coletiva internacional é promovida pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e vai poder ser visitada até 28 de agosto, no fórum da instituição, em pleno centro histórico de Évora.

(Porto dos Museus)

9 de maio de 2016

Universidade de Évora promove semana artística

O evento, que vai ter lugar até dia 14, sábado, pretende comemorar o 7.º aniversário da Escola de Artes da UÉ, os 20 anos do ensino das artes na academia alentejana e o 30.º aniversário da classificação de Évora como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A iniciativa é realizada, em parceria da Câmara de Évora e com o apoio de mais de 15 entidades públicas e privadas, em diversos “locais emblemáticos” da cidade, como o Templo Romano, a Praça do Giraldo, o Mercado Municipal ou os Claustros do Colégio do Espírito Santo da UÉ.

(Porto dos Museus)

7 de maio de 2016

Lançamento do Novo Caderno de Danças do Alentejo


Está agendada para dia 16 de maio a publicação do Novo Caderno de Danças do Alentejo, volume 02, que a Pédexumbo está a editar em colaboração com a Musibéria. 

Este livro, ao exemplo do Caderno de Danças do Alentejo Vol 1, nasce da pesquisa e divulgação das danças tradicionais e géneros coreográficos praticados no Alentejo. As danças tradicionais que se bailam na margem esquerda do Guadiana serão o foco de estudo deste segundo volume, fruto do trabalho de pesquisa e investigação reali zado por Natercia Kuprian. 

O levantamento que nasce destes cadernos é uma contribuição para um projeto maior - o Arquivo das Danças Populares do Alentejo. 

AQUI, poderá aceder à versão online do primeiro volume e descarregá-lo gratuitamente.

(Pédexumbo)





6 de maio de 2016

Parabéns mamã...



Festival internacional de percussão, Groove Alentejo '16


We are honored to announce the opening of GROOVE Alentejo 2016, the first edition of International Percussion Festival to be held in Alentejo, with two competitions, composition and performance, and a cycle of concerts, at historic places.

INSCRIPTIONS ARE OPEN: December 2015
COMPOSITION APPLICATION DEADLINE: 15 May 2016
PERFORMANCE APLLICATION DEADLINE: 30 June 2016
COMPOSITION COMPETITION: 18 Jun 2016
PERFORMANCE COMPETITION: 1 to 8 October

Rules and regulations are now available for download through links on this page, we invite you to filled in and return.

COMPOSITION CONTEST REGULATION UK:https://db.tt/o0OUzAI9
REGULAMENTO DE COMPOSIÇÃO PT:https://db.tt/NE88GUG1
“CANTE AO MENINO” MELODY TRANSCRIPTION:https://db.tt/DrwsiOiM
PERFORMANCE CONTEST REGULATION UK:https://db.tt/5uHalLfR
REGULAMENTO DE PERFORMANCE PT:https://db.tt/sfDptGeI
INTRUMENT LIST: https://db.tt/t5pIxYyd

JURY COMPOSITION
Anders Astrand
Casey Cangelosi
Christopher Bochman
Luís Tinoco
Roberto Alejandro Pérez

JURY PERFORMANCE
Anders Astrand
Casey Cangelosi
Michael Burritt
Peter Vulperhorst
Richard Buckley
Rui Sul Gomes
She-e wu

Thank you all for participating on this event.

2 de maio de 2016

Capote Fest


A primeira edição do Capote Fest chega a Évora dias 6 e 7 de Maio na S.O.I.R - Joaquim António de Aguiar. O Capote Fest é uma iniciativa da Capote Música, um colectivo independente sediado em Évora que apoia a produção musical. 

Um Festival de Música Portuguesa, com raízes na terra que celebra uma vasta planície de sonoridades, promove artistas emergentes e dá visibilidade aos consagrados! Um Festival que eleva Évora no roteiro nacional da nova Música Portuguesa. O Capote Fest surge a par do EXIB Música, nas comemorações do 30º aniversário da classificação de Évora como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

 As portas da S.O.I.R - JAA, parceira do Capote Fest, abrem às 22h nos dia 6 e 7 de Maio, com os concertos a começarem às 22h30, hora certa para dar continuidade à festa que se faz na cidade desde dia 4 de Maio. São 7 as bandas que aceitaram o convite e que vão representar o melhor do talento nacional nesta 1ª edição – Tv Rural, Uaninauei, Fato/Feto, Gula, Morte Psíquica, Amanita Ponderosa e 20 Vulpes, constituem o cartaz do Capote Fest. 

 Depois dos concertos na S.O.I.R – JAA, o Festival continua com o Pós-Capote na discoteca Praxis a partir das 3h. O bilhete do Festival dá acesso à entrada. A festa fica a cargo dos DJs Capote. + INFO Local :: S.O.I.R – Joaquim António de Aguiar,Pateo do Salema, Évora Abertura de Portas :: 22h Início dos Concertos :: 22h30 

(Tribuna do Alentejo)

1 de maio de 2016

1º de Maio no distrito de Évora

Sobe o lema “Avançar pela mudança! Defender, Repor e Conquistar Direitos” está convocada a grande acção nacional de luta da CGTP-IN, - O 1 Maio, que no distrito de Évora, vai ter expressão durante todo o dia nos concelhos de Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Évora, organizado pela União dos Sindicatos do Distrito de Évora /CGTP-IN.

O Movimento Sindical Unitário em torno da USDE/CGTP-IN, durante o resto do mês vai lançar uma forte dinâmica sindical a partir da empresas, locais de trabalho e locais de maior concentração de juventude, reformados e pensionista, de esclarecimento e mobilização para as manifestações do 1 Maio que se realizam em: Vendas Novas às 14H concentração no Jardim Público, em Montemor-o-Novo às 14H30 no Largo Calouste Gulbenkian com manifestação até ao Jardim da Estação e em Évora às 14H30 no Teatro Garcia de Resende com manifestação até à Praça 1 Maio.

Não podemos ficar apenas pelos direitos recuperados. A melhoria das condições de vida e de trabalho e a garantia de um futuro melhor não se alcançam pela passividade ou expectativa. É preciso reivindicar, agir e lutar. Neste sentido a USDE/CGTP-IN apela a todos os trabalhadores e população geral que se mobilizem e unam em torno das vossa reivindicações e participem activamente nas manifestação do 1 Maio, bem como na plenitude das suas comemorações que brevemente, laçaremos o seu programa na totalidade.

(USDE)