28 de abril de 2016

Marcha lenta em Vila Nova de Santo André

A estrada regional com perfil de auto-estrada que liga Sines a Santo André está desde 2010 por concluir, com sucessivos atrasos na sua requalificação. Moradores desesperam pela retirada dos pinos.
Sábado, 30 de Abril, vai ser dia de protesto no Litoral Alentejano!

Tudo porque a partir das 14:00h se vai realizar uma marcha lenta entre Vila Nova de Santo André e Sines, como forma de exigir ao Governo e à empresa Infraestruturas de Portugal e Estradas da Planicie a retirada imediata dos pinos das obras da Estrada Regional (ER) 261-5, que liga as duas localidades, um traçado de 13 quilómetros com perfil de auto-estrada, previsto no contracto de concessão do Baixo Alentejo, a par da A26 entre Sines e Beja.

A concentração está marcada para a rua em frente ao Hotel Vila Parque, sendo antecedida de uma reunião com a população feita no mesmo local.
Diariamente e há quase 6 anos que os automobilistas fazem gincana entre os pinos a perder de vista, os quais dividem as faixas de rodagem, arriscando ultrapassagens em zonas proibidas.
A sucessão de pinos separam duas faixas de rodagem, condicionando a circulação a apenas uma faixa em cada sentido e com um limite de velocidade máxima de 50 quilómetros por hora (km/h), não sendo permitida a ultrapassagem.

Os sinais de trânsito continuam tapados à espera de que as obras terminem e até longas filas de carros acontecem, durante as épocas balneares. Quando a fiscalização mais aperta, os condutores preferem levantar o pé do acelerador.
A população exige a retirada imediata dos pinos que já provocaram inúmeros acidentes, chegando mesmo a provocar mortos, não havendo apuramento de responsabilidades por parte de ninguém.

Depois de quase 6 anos de inúmeras promessas não concretizadas, moções, reuniões e manifestações sem qualquer resultado, o Movimento de Utentes de Vila Nova de Santo André convoca todos os utentes e população em geral a aderirem a esta manifestação em prol da segurança e qualidade de vida, exigindo a retirada imediata dos pinos.

(Nuno Ferreira - 964186170)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...